Diferentes motivações, sucesso garantido
Depois de estudar as bases teóricas do Coaching e PNL, gostaria de partilhar uma ideia interessante.
Existem dois tipos de motivações que nos movem.
Existem dois tipos de pessoas no que diz respeito a motivação – “ longe de” e “ em direcção a”.
Sentiria motivação se alguém lhe dissesse: “Quando atingir o seu objectivo, ganha um bónus” ?
Ou em vez disso, a motivação crescia se lhe dissessem: “Se não atingir o objectivo, não ganha o bónus”?
Se respondeu que sim na primeira é uma pessoa que se motiva “ em direcção a “. Se respondeu sim à segunda é uma pessoa que se motiva “ longe de”.
Nenhum dos dois tipos é superior ao outro. Ambos têm forças e fraquezas.
As pessoas “ em direcção a “ movem-se por algo que querem muito. Nem sempre param a meio do processo para pensar em potenciais problemas. São grandes entusiastas, cheio de ideias e dão-se ao luxo de esquecer o planeamento de acções.
As pessoas “ longe de” afastam-se do que realmente não querem. Planeiam com grande antecedência para estarem preparados apara possíveis imprevistos.Durante o período de arranque não têm grande entusiasmo, mas são por norma são muito mais organizados.
Estes dois tipos precisam uns dos outros.
Imagine uma equipa de trabalho que é gerida por si. Depois de perceber os dois tipos no grupo separa os elementos. Comece por dar o briefing e definir os objectivos com o grupo “ em direcçã a “. Estes começam a ter ideias e querem começar a agir.
Depois de juntar todas as ideias, passa as mesmas ao grupo “ longe de” . Estes trazem para a mesa uma série de potenciais riscos, imprevistos e também as soluções.
Resultado: um excelente trabalho de equipa e um sucesso garantido.
O melhor de tudo isto é que se investir tempo para conhecer com quem trabalha e considerar as motivações de cada um, vai conseguir comunicar de forma estratégica e ainda trazer para o dia a dia motivos de inspiração, motivos para a acção (motivação).
Boas motivações!
Cristina Madeira Certified Executive and Team Coach by