Comparar pode limitar, pode dividir!

A Lei de causa e efeito é um dos princípios fundamentais do Hermetismo para explicar as contingências ligadas à vida humana. Segundo ela, e segundo Max Weber a todo o ato da vida moral do homem corresponderia algo similar ao “cosmos ininterrupto de retribuição ética”.
Esta lei, quando esquecida, traz-nos a sensação de inquietude. Sentimo-nos estranhos neste mundo, desconhecemos a nossa matéria e a forma como evoluimos.
O que não vemos é o pedaço mais importante da nossa humanidade, da nossa engenharia.
A causa não vive sozinha. O efeito, inocente e leal, mostra-se sem demora!
A forma (causa) como percebemos a vida, muda a forma como respondemos (efeito) aos eventos da vida.
A vida, para mim sinónimo de mudança, acontece e pode nos forçar a olhar para dentro de forma mais consciente. Força-nos a confiar no que temos. Imaginação, creatividade, intuição, coragem.
A vida acontece e pode também conduzir-nos a lutas de poder. Força-nos a confiar que somos melhores, que somos superiores, que somos especiais.
Sigmund Freud, dizia que existem apenas dois tipos de ego, os que visam beneficio proprio e os que se consideram inferiores aos demais.
Serão os segundos o efeito dos primeiros?
Serão os primeiros o efeito dos segundos?
Hoje, vivemos com a certeza de que este lei continua e sabemos tambem que podemos modificar efeitos, através da engenharia interna, usando a nossa sabedoria humana, deixando de usar a nossa materia prima como elemento de comparação. Comparar pode limitar, pode dividir.
Só a auto transcendência permite a auto-atualização, a conexão!
O que fazemos por nós, fazemos pelo todo.
Nota: Este é um dos muitos textos escritos durante o confinamento Covid-19
Cristina Madeira
Executive Coach, PPC, Team Coach
Senior Mentor EMCC
Tribal Wisdom Facilitator
Cristina Madeira, ICF Certified Executive & Team Coach, EMCC Certified Senior Mentor, University Faculty