Single Blog Title

This is a single blog caption

A importância do feedback!

Dar
O feedback é uma das práticas de gestão mais importantes.
É através dele que o gestor pode explicar aos funcionários como aprimorar as suas habilidades; corrigir desvios de comportamento e de actividades; reforçar as acções correctas; melhorar a motivação e auto-estima das pessoas e das equipes; e orientar sobre o que é esperado, metas e objectivos a alcançar.

Feedback é um processo de ajuda para mudanças de comportamento; é comunicação a uma pessoa, ou grupo, no sentido de fornecer-lhe informações sobre como a sua actuação está  a afectar outras pessoas.
Para dar e receber feedback com eficácia é necessário sensibilidade e técnicas. Por isso, aponto abaixo cinco dicas para dar feedback:

1. Seja específico – procure focar comportamentos e atitudes específicas. Evite a generalização. Em vez de dizer: “ A sua atitude é negativa”; diga: “Estou preocupado com sua atitude em relação ao trabalho. Você chegou meia hora atrasado para a reunião de ontem e comentou que não tinha lido o relatório preliminar sobre o que estávamos a tratar. Hoje você diz que vai sair três horas mais cedo para ir ao dentista”.

2. Mantenha uma postura impessoal – o feedback deve focar-se nos tópicos de trabalho. Nunca se devem fazer críticas pessoais por causa de uma acção inadequada. Nunca chame alguém de imbecil ou incompetente, mas aponte de forma directa o erro cometido, sem atacar a pessoa.

3. Escolha o momento certo – o feedback faz mais sentido para o receptor quando é fornecido pouco tempo após o comportamento sobre o qual se espera retorno. Tanto o elogio, quanto a crítica. Não guarde por meses algo importante a dizer. Faça o mais breve possível, estando atento ao local adequado e pessoas envolvidas.

4. Use com moderação – em geral, as pessoas tem dificuldade em receber feedback. Mesmo o positivo. Sendo assim, procure utilizar esta ferramenta quando realmente tiver algo a dizer, corrigir ou elogiar. O excesso faz com que as pessoas criem mecanismos de defesa e passem a não dar valor.

5. Dê tempo ao outro – em vez de elogiar e criticar tudo ao mesmo tempo, separe claramente o que está bom daquilo que precisa ser melhorado. Dê tempo para a pessoa pensar, reflectir e analisar.

Cristina Madeira, Certified Executive and Team Coach by ICF

More about this subject

Cristina Madeira
Certified Executive and Team Coach by