Single Blog Title

This is a single blog caption

Dynamic Executive Coaching – O que é e como funciona?

O prometido é devido. Apresento-vos esta única e pioneira metodologia que ainda não chegou cá…falta atravessar o Atlântico.

Trata-se de uma metodologia dinâmica, aplicada ao Executive Coaching e criada para desenvolver no executivo a consciência da própria individualidade, valor, capacidades e talentos. A partir daí, construir a sustentabilidade da excelência na gestão, com base nas competências cruciais conforme cada caso e circunstâncias (Otega y Gasset afirmou: eu sou eu e minhas circunstâncias).
O foco das sessões de dynamic executive coaching é constituído, simultaneamente, pelos conteúdos de Executive Coaching e Life Coaching, acoplados no mesmo objectivo, negociado e estabelecido com a organização e o executivo/coachee.

Esta metodologia dinâmica representa um diferencial arrasador: enquanto a verbalização tem uma potência transformadora inferior a 20%, a vivência dinâmica salta, fácil, para mais de 50%.
Uma sessão individual dura 2 horas: a primeira, verbal, a segunda, vivencial. Podem ser realizadas sessões de grupo, devendo ajustar-se a duração da sessão ao tamanho do grupo, para preservar a eficácia e a qualidade do processo.

A metodologia vivencial, chamada de Vivências Holodinâmicas, recorre a técnicas de activação da energia (andar, correr, dançar, respirar, etc.), de catarse e de relaxamento. Fundamenta-se em vários autores, dentre os quais podem ser destacados os que vêm a seguir, além, obviamente, da experiência e conhecimento do próprio criador da metdologia:
• Wilhelm Reich – Bioenergia.
• Alexander Lowen – Bioenergética.
• Rolando Toro – Biodança.
• Osho – Meditação dinâmica.
• Albert Bandura – Auto-eficácia.
• Abraham Maslow – Auto-realização.
• Mark Leary – Auto-expansão.

O criador da metodologia trabalha, no momento, na elaboração de um livro em que estarão vasados os fundamentos teóricos, as especificações técnicas e os principais resultados.

Porquê vivências holodinâmicas?
Vivências, porque as abordagens verbais passam a ser subsidiárias e complementares do processo vivencial. Holo, do grego, hólos, significa total, inteiro. Este princípio é nuclear para a compreensão do executivo como ser humano integral, a um só tempo, somático, psicológico, social e transcendental. Dinâmica, do grego, dunamikós, potente, eficaz, que se move.

As vivências são realizadas com os pés descalços ou com meias e roupa informal, para livre movimentação do corpo. Por isso, convém que o participante esteja com vestimenta apropriada, tipo ginásio. Aquele que, eventualmente venha do trabalho ou de evento social, pode, evidentemente, fazer as vivências. Basta tirar os sapatos, a gravata (se for o caso) e arregaçar as mangas da camisa.

Sobre o autor da metodologia
António Fraga, DBA, MSC e COACH, conta com experiência de mais de 20 anos na gestão de pessoas em empresas multinacionais e vivenciou as mais avançadas técnicas de auto-realização, tanto ocidentais como orientais. Meditação dinâmica, ioga, bioenergética, análise psicológica, rebirthing, massagens do-in e ayurvédica, etc, integram esse elenco. A partir 1990, vem trabalhando na sistematização e apuramento das VIVÊNCIAS HOLODINÂMICAS, que se têm mostrado um dos mais potentes instrumentos de transformação do executivo e de evolução na excelência gerencial.
Desde 1989, atua como Director e Consultor da ERGO RH (Manaus – Brasil), consultoria que fundou especialmente para o desenvolvimento de executivos.
Seus principais orientadores diretos foram: Leonel Correia Pinto, Egídio Vecchio, Rolando Toro, Swami Anand Teertha, Swami Anurag Dipam, Swami Antar Agar.
Uma característica: eterno aprendiz.

Cristina Madeira is a Certified Executive Coach.

Cristina Madeira
Certified Executive and Team Coach by