Single Blog Title

This is a single blog caption

O Feedback é a competência da qual os líderes mais fogem.

Falta de direcção

 

Os líderes explicam as razões para não realizá-lo com frequência:

– Se não digo nada é porque estou satisfeito. Quando algo não estiver bom, avisarei.

– Não tenho tempo para isto! Tenho que me focar nos resultados.

– Não preciso dar feedback para aquilo que estou a pagar para o funcionário fazer.

Estas e outras explicações são comuns em muitas organizações e em alguns casos vêm de diretores e presidentes de empresas.

A cultura empresarial  não tem no feedback um instrumento de desenvolvimento das pessoas, mas principalmente de constrangimento devido ao silêncio ou por ser realizado de forma inapropriada. A consequência é que algumas companhias estão sendo processadas por assédio moral principalmente porque os seus gestores não sabem comunicar os comportamentos desejados e reorientar aqueles que não contribuem para os propósitos da organização. E esta comunicação é feita principalmente nos momentos de feedback.

Existe também muito desconhecimento de que liderança é algo que se aprende e que o feedback é uma competência a ser compreendida e exercitada frequentemente.

A experiência mostra que em processos de coaching – processos de formação de líderes empresariais – é a competência que exige mais treino. Não se trata apenas daquela reunião formal e burocrática que ocorre uma única vez por ano em algumas grandes empresas (diga-se de passagem uma abordagem insuficiente para algo tão relevante para a construção da cultura da organização), mas mensagens expressas todos os dias verbalmente ou na postura dos líderes.

Conhecer as melhores práticas de como realizá-lo e exercitá-las é uma forma do gestor de pessoas construir o time que almeja e incentivar os comportamentos desejados para a obtenção de resultados. Além disso, permite que a experiência do empregado seja aprimorada, reduzindo a rotatividade de pessoas, retendo talentos e propiciando um clima organizacional positivo. Pontos fundamentais para o sucesso da empresa de modo consistente e constante.

Qualquer gestor para elevar o seu negócio tem que gostar de pessoas. Se isto não acontece, as prioridades estão trocadas. A gestão é a obtenção de resultados através de pessoas.

Bons feedbacks!

 

Cristina Madeira
Certified Executive and Team Coach by