Single Blog Title

This is a single blog caption

Causas ou escolhas?

 

Inner Mastery

 

A Liderança Pessoal deve ser aprendida antes da Liderança Profissional.

Lidamos diariamente de forma profunda e menos profunda  com estas cinco constantes na  nossa vida profissional e pessoal. LIDERANÇA | MOTIVAÇÃO | DESEMPENHO |FORMAÇÃO | EMOÇÃO.

Apetece-me constantemente fazer a analogia da galinha e do ovo. Quem apareceu primeiro?

O que contribui para motivação? O desempenho ou a liderança? O que é que contribui para liderança? A motivação ou o desempenho.  Para que serve a formação? E a emoção? Contribui para o desempenho, ou é o desempenho que conduz a emoção? Não vale mesmo a pena, atribuir uma causa sequencial.

Todos temos uma postura diferente face ao desempenho profissional. De quem é a culpa? É tão mais fácil atribuir culpas em vez de assumir responsabilidades. Não existe culpa, mas sim modos diferentes de QUERER estar na vida.

Julgo que em cada um de nós pode estar um líder com excelentes capacidades de motivar e de desempenho. Apesar de nascermos com capacidades mais ou menos inatas, é fundamental aprendermos a definir objectivos, analisar dados, medir compromissos, fortalecer as relações, comunicar de forma consciente, etc. Depois existe algo chamado formação que deve ser pensada e deve servir para fazer pensar. Falta falarmos de sentimentos, emoções, atitudes.

A auto estima é um dos factores primordiais para conseguirmos atingir o cume. A inércia, o pessimismo e a preguiça que tantas vezes se apodera das pessoas, deve ser transformada em coragem e energias inesgotáveis.

Muito facilmente, se atribui a culpa a um líder, ou a algo externo que não nos motiva, ou ainda ao desempenho que se torna medíocre, ou à falta de formação. E com tudo isto a emoção entra em registos negativos.

A vida é sua, não deve ser outro a conduzi-la. Os outros não são os responsáveis pelo que lhe acontece.

 

Se tem um líderança pouco eficaz, o que pode mudar? Se não se sente capaz para ser líder, com quem pode aprender? Se conhece líderes excelentes, o que é que eles fazem diferente de si?

Se não está motivado, está à espera de quê ou de quem para mudar o seu estado?Se não está motivado, fez uma escolha. Quer continuar a dizer que está desmotivado ou quer escolher fazer diferente?

Se não tem o melhor desempenho, quando é que vai mudar para melhor? Se não tem o melhor desempenho, procure novas ferramentas, não espere que lhas tragam de bandeja.

Se não tem formação, quando foi a ultima vez que procurou? Se não tem formação, peça! Se não tem formação, visite uma biblioteca.

Se a sua emoção está em baixa, faça tudo o que está acima.

 

O seu modo de estar na vida pode ser o que quiser, não se esqueça nunca: É livre de fazer as suas escolhas, mas não é livre para escolher as consequências.

 

Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro acorda! Carl Jung

Cristina Madeira

Hotel Coach ( Coaching Executivo e Coaching de Equipas)

ACC