Single Blog Title

This is a single blog caption

Comparar pode limitar, pode dividir!

Lei de causa e efeito é um dos princípios fundamentais do Hermetismo para explicar as contingências ligadas à vida humana. Segundo ela, e segundo Max Weber a todo ato da vida moral do homem corresponderia algo similar ao “cosmos ininterrupto de retribuição ética”.

Esta lei, quando esquecida, traz-nos a sensação de inquietude. Sentimo-nos estranhos neste mundo, desconhecemos a nossa matéria e a forma como evoluimos.

O que não vemos é o pedaço mais importante da nossa humanidade, da nossa engenharia.

A causa não vive sozinha. O efeito, inocente e leal, mostra-se sem demora!

A forma (causa) como percebemos a vida, muda a forma como respondemos (efeito) aos eventos da vida.

A vida, para mim sinónimo de mudança, acontece e pode nos forçara a olhar para dentro de forma mais consciente. Força-nos a confiar no que temos. Imaginação, creatividade, intuição, coragem.

A vida acontece e pode também conduzir-nos a lutas de poder. Força-nos a confiar que somos melhores, que somos superiores, que somos especiais.

Sigmund Freud, dizia que existem apenas dois tipos de ego, os que visam beneficio proprio e os que se consideram inferiores aos demais.

Serão os segundos o efeito dos primeiros?

Serão os primeiros o efeito dos segundos?

Hoje, vivemos com a certeza de que este lei continua e sabemos tambem que podemos modificar efeitos, através da engenharia interna, usando a nossa sabedoria humana, deixando de usar a nossa materia prima como elemento de comparação. Comparar pode limitar, pode dividir.

Só a auto transcendência permite a auto-atualização, a conexão!

O que fazemos por nós, fazemos pelo todo.

Nota: Este é um dos muitos textos escritos durante o confinamento Covid-19

Cristina Madeira

Executive Coach, PPC, Team Coach

Senior Mentor EMCC

Tribal Wisdom Facilitator